OMG, I'm So Retrô

Bonjour mon cher...

Ah quanto tempo não me inspirava de postagens, filmes, videos, fotos, músicas etc... Mas hoje dia após feriado, em casa (uma folga da correria enfim da "arquitortura"), abro o spotify como de costume para escutar músicas, e o aplicativo me sugere uma playlist, cujo nome um tanto inspirativo "JUNKEBOX BURGUER", sim daquelas lanchonetes retrôs décadas 30,40,50,60, onde se tinha uma caixa "gigante" de fazer música, mobiliários da época, e ali se fazia o point da juventude. E começo escutar Elvis Presley, Chuck Berry, Roy Orbison, Ritchie Valens... E a cena começa vir na cabeça, vestidos, estampas, mocassins, suspensórios, óculos aviadores, as Kombis coloridas, os "possantes" dos meninos pra impressionar as meninas, laquês nos topetes, sorvetes coloridos, entre tantas cenas que meu coração adoraria ter vivido. É essa foi uma boa fonte de inspiração, mas se não bastasse músicas, ontem quinta, (04/06/2015) assisti a dois vídeos de um canal que sigo, depois deixo o link pra vocês aqui também, o canal "NOSTALGIA" - FELIPE CASTANHARI, o nome já diz tudo não é... e os videos tinham como título 11/13 coisas que vão fazer você se sentir velho, e ao assistir, não foi bem me sentir mais velha, porque apenas estou começando a viver, mas foi refletir o quanto de coisas que se perderão no tempo, como séries, desenhos, músicas... E como os melhores filmes, as melhores músicas, histórias, cultura, arte, arquitetura, etc, estão no século passado... Já parou pra pensar?! Eu já... por isso comento direto, que as vezes penso que nasci no "tempo", época errada, porque gosto de coisas retrôs, músicas até a década de 90, mas não quer dizer, que não eu não curta nada do século XXI, mas minha preferência está presente no passado.

Vendo isso tudo a vontade de juntar um nostalgico em um só pacote, foi tão grande, que separarei por etapas e serão postagens aleatórias, em meio a tantas outras, porque quem nunca usou algo um tantinho "Jhonny Cash", ou saiu cantando Stupid Cupid e Johnny B. Goode.

Oh My God, Eu sou um tanto Retrô !!!! 

O passado me fascina...

É tão curioso como algumas coisas que fizeram sucesso no passado, depois de um certo tempo somem, como se algo as fizessem se perderem... Mas o famoso estilo retrô, recupera o exito de outras épocas e, sem perder o conceito, faz com que se tornem tendências hoje. 

E pra começar a sessão nostágica, vamos ao que me inspirou, a tal das "JUKEBOX BURGUER"...

Voilá...

Imagine você saborear um cardápio irresistível e clássico de hambúrgueres, batatas-frita, milk-shake e sorvetes, em um ambiente totalmente nostálgico da década de 1950, onde aquelas lindas e verdadeiras jukebox soavam Bee Gees, Elvis Presley e companhia, acompanhado de bancos de couro vermelho, cadeiras cromadas e os garçons e garçonetes cantarolando sucessos antigos da música americana, a cada meia hora, enquanto rodavam os salões da lanchonete nos patins... 


Os famosos "Drive-in" que faziam os encontros dos jovens adolescentes, que se reuniam pra trocar as clássicas experiências americanas, de uma década mágica e fascinante. Antes de McDonalds, Burger King, etc, tornarem-se nomes conhecidos, os drive-in, foram os lugares de fast food mais frequentados, nas badaladas décadas de 1940 por diante. O restaurante ganhou destaque na era pós Segunda Guerra Mundial, onde as pessoas "migravam" cada vez mais para as estradas e os automóveis.




Nesses restaurantes você poderia dirigir-se, pedir seu alimento e obtê-lo em poucos minutos, sendo em alguns casos, sem a necessidade de sair do veículo. A "hop carro" (aquelas garçonetes de patins, aventais e chapéis típicos), levaria sua ordem e traria até você.




E as famosas Jukebox (máquinas de tocar música a troco de moedas), apareceu entre os anos 30 e 40, nos EUA, derivada do termo "juke-joints", que significava um bar onde as pessoas podiam dançar. Cada bar, café, dinner que se prezasse, tinha que possuir uma com os maiores sucessos do Twist e do Rock n' Roll, especialmente este último, febre da geração do século passado. 




Hoje essas lanchonetes fast food, são nada menos do que as que conhecemos, como MC DONALDS que diga-se de passagem não deixa a desejar em história (que em um próximo post eu conto), BURGUER KINGS e CIA LTDA... Que seguindo essa onda de redes temos o famoso Johnny Rockets, que foi inaugurado no dia 6 de Junho de 1986 (não era nem projeto ainda e meu irmão tinha 2 aninhos apenas rsrs...), por Ronn Teitelbaun, um renomado varejista de moda, na badalada Avenida Meirose na Cidade de Los Angeles, Califórnia. Ele fundou o restaurante na vontade de que todos merecessem um lugar para escapar da complicada realidade atual, e poder vivenciar a experiência Americana, que vemos nos filmes. 




O nome do restaurante deriva de uma junção das histórias do lendário Johnny Applessed (personagem eroíco e folclórico dos EUA) e do clássico modelo de carro, popular na década de 1950, o Oldsmobile Rocket 88. A ideia era muito simples: oferecer a típica comida americana (hambúrgueres, batata-frita, milk-shake, tortas de maçã), com um serviço cortês e em um ambiente de pura nostalgia de 50. Com decoração autêntica das jukeboxes em cada mesa, onde cada um poderia escolher a música favorita dos anos 50 e 60, com a inserção de uma moeda. Logo então se tornou um enorme sucesso, e nos anos seguintes outros restaurantes também foram inaugurados na região de Los Angeles e outras cidades. 



E hoje existe inúmeras unidades desta franquia inclusive no Brasil, nos fazendo viajar no tempo sem a pressa de recordar...


 Johnny Rockets São Paulo


AAAAAAH quanta fonte de inspiração... Mas esse é só um aperitivo de uma Tag Nostálgica... E pra vocês também sentirem o que eu senti quando quando digo o quanto o século passado foi bom, deixarei uma playlist de um selecionado dos anos 60 aqui abaixo, curtem e voltem no tempo, sem a pressa de recordar.

Café Rosa - JUKEBOX

Deixe sua moeda de felicidade...



Au Revoir...
CAFÈ ROSA| 

JULIANA RODRIGUES|


Comentários

Iasmin Bruna disse…
Ameiiiiiiiiiiiiiii anos 50 <3

Postagens mais visitadas