Meraki

"Fazer tudo com amor" (1 Coríntios 16:14)

Bonjour mon cher's...


Devido a tantas pessoas virem me perguntarem o que é MERAKI, o por que de eu viver colocando isso e expondo em tudo quanto é rede social... Senti a necessidade de esclarecer e compartilhar, uma de minhas "filosofias" e coisas que tenho comigo, para que a vida em sociedade, vida pessoal, possam funcionar com um certo equilíbrio emocional, espiritual e até físico.

Etimologia: Meraki em grego moderno, significa fazer algo com amor, dedicação e criatividade, colocando a alma em tudo o que está prestes a realizar. 

Pode parecer meio óbvio fazer aquilo que se gosta, com toda a dedicação possível. Mas fazer com amor tudo e qualquer coisa? Nem todos conseguem. Esse talvez pode ser um privilégio ou até um preço alto, onde nem todas as pessoas estão dispostas a pagar. Mas venhamos e convenhamos, cada ser humano, sabe bem aquilo lhe convém... não é mesmo? Mas ai que está a graça de tudo... O ponto que entra a escolha. Há aqueles que escolhem a felicidade... há os que preferem fingir que são felizes. Há os que escolhem viver reclamando de tudo e todos... Há também quem opta por se dedicar, amar, apenas deixar o lamento de lado. Se pararmos pra pensar, nem sempre, ou melhor quase nunca, vale a pena queixar-se em fazer uma tarefa, de reclamar por faltar isso, ou àquilo. Posso dizer que já fui muito de contestar o por quê de um determinado ofício... De reclamar por ter um trabalho "chatíssimo" da faculdade pra fazer (o que era muito frequente, por sinal)... Atrelava felicidade com realização, mas nunca notava, que já tinha tudo isso, só bastava eu me dedicar com amor, vontade, em cada ação diária. Simples que ela fosse. Foi então que conheci a palavra MERAKI e me encantei por ela, e por tudo o que pode proporcionar... Parte da minha vida. Adotei-a como um tipo de "filosofia" de vida, uma nova característica, para viver-se com menos estresse. Sou feliz porque faço o que gosto... Sou feliz porque coloco AMOR em tudo que faço. Sei que a correria e o estresse que a vida de um século XXI conturbado, possam tirar o "equilíbrio" dessa nova sintonia... Mas vivo tentando, me corrigindo, me reinventando... Afinal somos todos "pokemons", vivemos em contante evolução. Amo o que faço... Amo fazer o que me dá vontade... E faria tudo outra vez se preciso fosse. E com os mesmos erros e acertos, pois deles sou hoje o melhor produto. 

Vai por mim fazer tudo, seja o que gosta, ou até aquela tarefa não tão prazerosa, proporciona uma sensação tão plena, que na maioria das vezes é impossível descrevê-la (como agora). É como se você estivesse em constante leveza, em sintonia com todo o seu EU. Não há como ser feliz sem fazer aquilo que se gosta, é claro, mas também existe felicidade, se deixarmos tudo do nosso jeitinho, com o nosso jeito. Ouço dizer, e lhes digo, apesar de toda a redundância poética, que é preciso fazer com muito amor aquilo que se ama, e amar o que não se gosta. Assim é minha relação com as palavras, com o que escrevo. De um hobby à uma paixão. Assim também descrevo meu relacionamento com a Arquitetura. De uma paixão à vontade de realizar. Posso ilustrar também meu caso com os desenhos, com a fotografia, com a arte, com o cinema, com os livros e principalmente com a música. De aspirações, distrações, apegos, ao motor da minha vida. Um relação talvez, de amor incondicional. Platônico. Arrisco dizer, pois tudo isso ai, é o que dá a liga no enredo dos meus dias. E assim quero andar pelo resto da história. E quando assim for para me despedir da vida, que seja entre o AMOR. 

Muito mais importante do que o sucesso naquilo que se faz, é a felicidade de poder ter feito o que se gosta, e ter tido prazer em cada detalhe. Modo contínuo da felicidade, que movido pelo amor ao ofício, torna o todo absolutamente inexplicável. Esqueça a obsessão pelo sucesso. Esta é a senha para a infelicidade. O sucesso vai surgir como consequência de algo feito com dedicação, amor e devoção. Tal contexto é por si só, a receita do sucesso tão almejado, o que pode chegar a qualquer momento. E se não chegar? Valeu por ter feito o que se gosta e sido feliz, pelo menos uma vez, naquilo.

Você pode e deve fazer tudo o que quiser fazer... Somos um eco do que queremos ser !!!

Te desafio a reclamar menos e dedicar-se mais. Te desafio a enxergar gosto, no mais amargo. Te desafio enlouquecer-se de VIDA. Te desafio a ser menos de você e mais de amor. Te desafio a "MERAKIAR" por aí. Te desafio a simplesmente "fazer tudo com amor" - 1 Coríntios 16:14

De hoje e sempre M E R A K I 

Juliana Rodrigues
Café Rosa


Comentários

Postagens mais visitadas