TAG Dia do Batom

Bonjour mon cher's 

Navegando pelas redes sociais (em especial o instagram), vi um post com a TAG DIA DO BATOM... Então como uma apaixonada como muitas mulheres compartilho algumas curiosidades entre outras coisas desse queridinho por nós "GAROTAS".

VOILÁ...


E ai você faz a seguinte questão: Existe também o dia do BATOM? Lembrada nesta quarta-feira, 29, a data não é comemorada aqui no Brasil, mas podemos aproximar a festividade que vem dos norte-americanos, por ser o batom um item mundial e usado para colorir, elevar o ego e alegrar o semblante feminino. Ele hidrata os lábios, ajuda nas composições dos looks, dá sempre um toque especial nos make-up, e quando a cor é intensa, provoca e ainda faz a mulher se sentir poderosa. 

Apesar de ser tão comum colorir os lábios, este cosmético tão pequenino em forma de bastão, tem algumas curiosidades...

O costume de se passar batom tem suas raízes no Egito... Pois é lá onde os primeiros pigmentos vermelhos de óxido de ferro, foram encontrados em túmulos antigos egípcios, há cerca de mais ou menos 5.000 anos a.C. A rainha da época "Nefertiti", que assim exposta no Museu de Berlim, é a prova de que lábios femininos eram pintados pelas mulheres dos faraós. Como forma de se enfeitarem, elas recorriam as alternativas naturais, tais como a "púrpura de Tyr", uma substância que dava um aspecto mais saudável aos lábios. 

Durante vários séculos, usar algo para colorir os lábios foi sempre um sinônimo de sensualidade, beleza. Na Grécia, durante o século II, foi criada uma lei que proibia as mulheres de utilizar pigmentações na boca antes do casamento. Muito tempo depois, em 1770, a Inglaterra também proibiu tal prática. A explicação era simples: moças que coloriam os lábios tinham grande poder de sedução, capaz de enganar os homens. Nesse período, somente prostituas e algumas atrizes consideradas "extravagantes", faziam o uso dos pigmentos. 


O nome BATOM deriva-se de uma palavra de origem francesa e significa bastão. Tal denominação surgiu a partiu da criação do perfumista Rhocopis, que desenvolveu uma massa composta por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, na coloração vermelha, dando assim origem ao primeiro batom da história. E assim o nome é justificável por ter sido colocado em uma embalagem cilíndrica de papel de seda, algo parecido com um bastão. 

Foi no começo do século XX que o batom conquistou o seu lugar de cativo na lista dos objetos indispensáveis do universo feminino, época em que o mesmo começou a ser vendido embalado em tubos e em cartucho na cidade Paris (olha que coincidência ser ali a Capital da moda não). A partir daí, a sua difusão pelo mundo foi e ainda é sucesso garantido. 

Sendo um item indispensável nosso, listo aqui 9 marcas de favoritismo de BATONS...

1. MACo queridinho das famosas, e apesar do precinho salgado, é a marca mais vendida do Brasil. 

Acredito que esse é não só o meu mas como o de muitas mulheres... 



3. DAILUSfórmula que proporciona alta cobertura matte, cores que definem os lábios. Preferido das blogueiras.



Roxo FRU FRU - Foto emprestada da Amiga Vanessa Barbosa

4. MARY KAY - cores vibrantes

Bruna Marquesine

Paloma Oliveira - Icy Peach




5. Agora vou listar os meus mais usados e favoritos ...

VULT - praticidade e sofisticação.




6. EUDORA - "Se o destino é meu defino eu." - Porque batom nunca é demais... a marca que lançou uma TAG as blogueiras de moda no dia do batom.







7. AVON - ótima cobertura, duração e preço acessível.




Há mais um turbilhão de marcas e cores para você escolher... Só selecionei algumas das marcas mais vendidas fora e no Brasil...

O post era pra ter sido colocado pra rodar ontem no dia do Batom, mas por alguns motivos de uma internet que não ia nem com "reza", deixei pra hoje... 

Mas todo dia devia ser dia do BATOM, pois ele traz vida a nossa vida.

Pegue seu BATOM favorito e COLORE a VIDA !!!


CAFÉ ROSA |
JULIANA RODRIGUES|



Comentários

Postagens mais visitadas